A diretoria da Core Consulting realizou na última quinta-feira (dia 29/11) visita técnica à Clínica Alemana em Santiago do Chile, nesta missão internacional foram discutidos os benefícios da interoperabilidade de sistemas de informações em saúde. A reunião técnica foi conduzidas pelo Dr. Alejandro Mauro, Chefe do Departamento de Informatica Biomédica e Dr. Jaime de los Hoyos. O resultado foi a troca de experiências acerca da implementação da interoperabilidade de informações em saúde, e identificação dos desafios para o futuro uso em aplicações.

Um pouco da história da Clinica Alemana, Santiago – Chile – “Em 1918, a comunidade alemã no Chile inaugurou a primeira Clínica Alemana, localizada na Avenida Dávila. A Clínica realizou uma longa lista de atividades inovadoras e bem-sucedidas na área da saúde e foi muito bem recebida entre a comunidade Germano-Chilena. Em 1970, A Clínica Alemana foi vendida para a “Caja Bancaria de Pensiones”, um fundo de aposentadoria de trabalhadores bancários.O resultado desta venda, junto com uma contribuição do Centro Evangélico Alemão para Assistência ao Desenvolvimento (Evangelische Zentralstelle fur Entwicklungdhilfe), foi utilizado para construir o Hospital em sua localização atual. O novo prédio foi inaugurado em 1973.
Desde então, a Clinica Alemana tem sido um líder na área de saúde privada, almejando o contínuo desenvolvimento clínico como sua principal prioridade. A missão da Clínica Alemana de Santiago é oferecer um atendimento ao paciente compreensivo e de alta-qualidade, e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento médico para o benefício da comunidade.
(Fonte: https://portal.alemana.cl/wps/wcm/connect/ingles/home/about-us/history).