Como os aplicativos estão revolucionando o setor da saúde.

 

A preocupação por uma vida mais longa e saudável leva a pesquisas e avanços contínuos no setor de saúde. Com o mundo “mobile-first” que estamos vivendo, a tecnologia tende a evoluir para que o paciente consiga levar seu médico dentro do celular. Tudo isso para deixar a vida do paciente mais prática – logo – a do médico também. A utilização da tecnologia para monitorar, promover cuidados e maior adesão aos tratamentos de saúde já é uma realidade que facilita a maior integração entre equipe multiprofissional de saúde e usuário/paciente. As aplicações possibilitam um fluxo contínuo permeado pela troca constante de informações entre os profissionais de saúde e os usuários. O uso adequado e devidamente orientado de informações sobre cuidados à saúde funciona como uma importante estratégia terapêutica para o acompanhamento de quadros patológicos e monitoramento de medidas de tratamento, o que permite maior segurança para o usuário, tendo como base a utilização de aplicativos orientados por profissionais de saúde. Trata-se de um processo de transformação que resulta em aplicação de visão crítica e de sua condição de gerenciamento na busca de soluções específicas que podem ser aplicadas tanto individualmente, quanto em comunidade. O uso de smartphones tem permitido atingir grande número de pessoas com tais práticas em saúde de forma nunca imaginada na transmissão e processamento de informações. Confira alguns benefícios que essas aplicações trazem para o trabalho os profissionais de saúde:

Melhoram as instalações e a coordenação dos cuidados

A gerência de contas, relatórios, laudos, entre outros detalhes requer muito trabalho para os hospitas/pacientes. Mas, atualmente há softwares e aplicativos suficientes para disponibilizar e consultar todos os dados de uma pessoa específica que já foi atendida. E o paciente também consegue fazer download dos seus relatórios enviados pelos médicos.

1) iClinic

Com o aplicativo iClinic, o médico pode consultar todas as informações dos prontuários dos seus pacientes. Isso se mostra muito útil em emergências, já que pode verificar alergias e o histórico do paciente. Também é possível adicionar informações e imagens nos prontuários pelo celular, tornando o atendimento mais ágil. O aplicativo é gratuito para os clientes do sistema de gestão e está disponível para Android e iOS.

Revolucionam os modelos de negócio de saúde

O modelo de negócios do setor saúde está constantemente em evolução. Atualmente, as pessoas estão focando e buscando cada vez mais experiências online. A tecnologia na saúde está fazendo com que os modelos de negócio deste setor tenham que se adaptar. O setor está buscando funcionalidades que envolvem uma melhor comunicação com pacientes, consultas online, manutenção de dados do paciente e gerenciamento financeiro.
Aplicativos de registro e acompanhamento de pacientes são usados pelos provedores de serviços para atrair os consumidores. Esses apps não são apenas a racionalização dos negócios de saúde, mas também a melhoria da qualidade dos serviços para os usuários finais.

2)  Cardiograph

Ideal para quem precisa traçar um histórico cardíaco, o Cardiograph mede a frequência cardíaca do paciente com auxílio da câmera do celular. O resultado pode ser salvo para apresentar ao médico posteriormente. Enquanto o procedimento é feito, o software emite sons. Você pode baixar o aplicativo para Android e para iOS.

Controlar os custos e a disponibilidade dos medicamentos

Sem o uso de tecnologia na saúde para fiscalização e comparação, os provedores de serviços ficam livres para cobrar o quanto quisessem dos seus clientes. No entanto, com aplicativos você pode comparar preços e locais online antes de visitar um centro de saúde. Os comentários fornecidos por pacientes anteriores podem ser usados ​​para verificar a qualidade do serviço criado por uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. A crescente concorrência devido ao envolvimento da presença digital pode resultar em uma redução nos custos.

Assim, o paciente pode comprar medicamentos com facilidade sem sair da sua casa, pois existem farmácias online confiáveis ​​suficientes para resolver seus problemas. Esta tendência também ajuda a diminuir o problema da escassez de medicamentos.

3) Aplicativo Consulta Remédios:
Com o aplicativo “Consulta Remédios”, o paciente pode pesquisar e comparar preços de milhares de medicamentos, ter acesso integral a bulas, princípios ativos e informações de produtos de perfumaria na palma das mãos.

O aplicativo, disponível nas versões IOS e Android, possui um design simples, funcional e, justamente por isso, não demora muito para que o usuário consiga se familiarizar com todas as funções e navegar tranquilamente.

Além disso, devido a parceria com grandes drogarias e farmácias de todo o país, é fácil de encontrar os medicamentos com o melhor custo-benefício nos estabelecimentos que fazem entrega.

4) Genéricos BR

Esse é um dos aplicativos médicos mais baixados no Brasil. O grande número de fabricantes e possibilidades de medicações pode confundir até o mais experiente dos médicos. Com o intuito de agilizar a vida dos profissionais, esse aplicativo lista as opções de genéricos com base nos nomes populares das medicações. Disponível para Android e IOS.

 

Possibilitam consultas e relatórios online

Existem muitos aplicativos de saúde que permitem aos pacientes fazer o upload de seus relatórios médicos e outros documentos online. Sempre que necessário, esses dados podem ser usados ​​pelos médicos para melhorar a qualidade do processo de tomada de decisão. Muitos pacientes costumam perder os relatórios antigos ou esquecer de trazer consigo para as visitas ao hospital, criando problemas. Mas como tudo é online e acessível através de aplicativos móveis, ele economiza tempo para ambos.

5) OnDemandPrint

Desenvolvido pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio, o aplicativo ‘OnDemand Print’ foi criado para auxiliar os médicos do Grupo Perinatal, do Rio de Janeiro (RJ), e seus pacientes, que não precisam mais se deslocar para ter acesso a exames de imagens. Além da comodidade de ter o diagnóstico na tela do celular, a plataforma economiza tempo, recursos humanos, espaço de armazenamento, papel e outros materiais utilizados nas áreas de envelopamento, e entrega de laudos em centros de diagnóstico por imagem e hospitais. OnDemand Print está disponível para Android e IOS.

Ajudam a organizar os dados médicos

Como os usuários estão fornecendo informações médicas necessárias online, há ótimas oportunidades para os estudantes e pesquisadores de medicina aprender sobre a dinâmica médica.
Analisando as tendências locais e doenças comuns, por exemplo, pode-se ter resultados como as causas dessas doenças. Havendo um grande número de usuários e dados, esses aplicativos podem servir como uma plataforma de pesquisa para especialistas da saúde.

6Medscape

Um dos mais utilizados aplicativos médicos, o Medscape é gratuito e está disponível para Android. Com ele o profissional de saúde tem acesso a informações completas e atualizadas sobre uma lista enorme de doenças, procedimentos e drogas. Uma das maiores vantagens desse aplicativo é que ele permite que você baixe todo o seu banco de dados para o celular, permitindo o acesso aos dados sem necessidade de conexão à internet. Preço: gratuito.

 Facilitam o acompanhamento físico e médico

Os aplicativos fitness e de saúde estão entre os mais usados ​​atualmente. Eles podem deixar definir objetivos e metas, ler conteúdos sobre a saúde e sugerir planos de dieta para ajudar a melhorar a condição física.

Além disso, você receberá notificações e lembretes para que nenhum compromisso seja deixado de lado no processo, seja ele tomar algum comprimido, fazer uma refeição, ou até mesmo beber água.
Muitas dessas mudanças foram surpreendentes e bem sucedidas. A tecnologia na saúde vem avançando cada vez mais rápido, o que significa que mudanças ainda mais radicais podem estar por vir em pouco tempo.

7) Diário Cefaleia

Desenvolvido para iOS, esse aplicativo permite que o paciente faça um relatório diário sobre a sua dor de cabeça e até envie um relatório para o médico. É possível fazer um verdadeiro diário com nome, onde está doendo, se é muito forte ou não, se há algum outro sintoma dentre outras informações que se façam necessárias. O próprio aplicativo permite o envio de um relatório para o especialista. Você pode baixá-lo aqui.

Bibliografia

https://usemobile.com.br/tecnologia-na-saude/